12 Etapas para um projeto de arquitetura mais humanizado e sustentável

Para o sucesso de um projeto seja ela comercial ou residencial, casa ou apartamento alguns passos devem ser seguidos e analisados com atenção.

O arquiteto tem a função de unir as características do imóvel e entorno com o que a legislação permite para construir ambientes personalizados atendendo as necessidades.

Nosso escritório, Arquitetura Convida, propõe projetos com soluções inovadoras para construção e reforma de casas, apartamentos e Studio.

1 – Definição do contrato

O primeiro contato pode ser online ou presencial, nele será definido metodologia de trabalho, quais as etapas de projeto abordará o contrato, se projeto completo, projeto executivo e projeto legal, cronograma e valor, dados pessoais do cliente e informações sobre o imóvel, dados a ser inseridos no contrato de prestação de serviço.

2 – Brienfing

Aqui o cliente passa o maior número possível de informações referente a sua expectativas e necessidades. O arquiteto precisa conhecer o cliente, saber como, por exemplo, em uma residência quantos membros têm na família, se tem pets, qual a profissão dos moradores, qual o estilo agrada mais, como é a dinâmica, qual o orçamento disponível, tudo com o intuito de entregar um resultado satisfatório e surpreendente.

3 – Análise de documentos

Em casos de Lotes, terrenos e casas serão analisados documentos como escritura, registro do imóvel e IPTU.

Já em apartamentos serão analisados as plantas de arquitetura, para identificar paredes estruturais, colunas hidráulicas e elétricas e também regulamentos de condomínios.

4 – Estudo de viabilidade

Nessa fase o arquiteto estuda a legislação vigente como o Plano diretor e o Código de Obras da cidade que terá informações quanto ao zoneamento urbano, recuos, taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento, itens essenciais para implantação das edificações, além de Normas técnicas pertinentes.

5 – Estudo do local

Onde será feito um levantamento de dados, como topografia, entorno imediato, orientação solar, condições ambientais e metragens.

6 – Programa de necessidades

Aqui a reunião com o cliente será para entender o uso do imóvel, se residência, qual o tipo, de veraneio, de campo, para morar, vender ou alugar.

Definir os ambientes necessários, quantos quartos, suítes, escritório.

Sempre propondo soluções para o ambiente mais humanizado que colabora com a saúde mental e física de todos que frequentam o imóvel.

Obra mais sustentável trazendo economia em toda a vida útil do imóvel.

 Fluxograma para a localização e integração dos ambientes, íntimo, social e de serviço.

Sistema construtivo, concreto estrutural, estrutura metálica, construção pré-moldada, madeira, entre outros.

Propor ações construtivas de sustentabilidade, como permeabilidade do solo, jardim com horta, compostagem, iluminação e ventilação naturais, utilização de energias renováveis como a solar, otimizando os recursos naturais.

Apresentar propostas de automação de residências tornando uma casa inteligente que conectada a aplicativo possa oferecer mais conforto, segurança, praticidade e economia.

7 – Estudo preliminar

Essa é uma fase mais longa e a qual o projeto começa a tomar forma. 

Com as informações acima o arquiteto terá informações suficiente para iniciar a concepção do projeto e definir o partido arquitetônico.

Esse é o momento para implantar as ações de sustentabilidade no imóvel contribuindo na humanização para uma vida mais saudável. 

As propostas são apresentadas através de croquis, desenhos 3D, desenhos esquemáticos e desenho de volumetria. Revistas e refeitas quantas vezes necessária até a satisfação completa do cliente, atendendo a necessidade e o sonho.

8– Anteprojeto

Definido então o programa de necessidades, partido arquitetônico, estilo, volumetria, sistema construtivo e estrutural é hora da criação do projeto de arquitetura, onde o arquiteto uni as informações adquiridas referentes ao local com as expectativas do cliente.

Incluindo plano de sustentabilidade onde será proposto ações que integre a pessoa ao ambiente natural, promovendo a saúde e bem estar com menor impacto ambiental. 

Essa é uma fase de muitas reuniões, croquis, desenhos 3D, alterações no projeto, o cliente apresenta referências, o arquiteto estuda a incorporação e juntos chegam a um projeto ideal que atende todas as expectativas e necessidades da família. 

Concluído a fase de criação vamos para o desenvolvimentos dos desenhos técnico, como a planta de localização, implantação, planta baixa, planta de cobertura, planta de paisagismo, cortes e vistas. Os detalhamentos de pontos complexos ajundam muito. 

Em alguns casos será necessário parcerias com outros profissionais como engenheiros para os projetos complementares.

9 – Projeto legal

É o processo para regularizar o imóvel e obter a autorização da prefeitura para realização da obra. O arquiteto dá entrada na prefeitura, geralmente processo digital, com os documentos do imóvel e do proprietário juntamente com as plantas necessárias para a aprovação, ART e memorial descritivo de acordo com a legislação urbana.

10 – Projeto executivo

Conjunto de plantas com todos os detalhes e especificações, um guia para que o construtor possa executar a obra conforme projeto proposto pelo arquiteto.

É a fase mais complexa deve ter plantas com escalas ampliadas com informações completas com todas as medidas, materiais a serem utilizados, paginação de piso, detalhes desde a fundação, estrutura fechamento até a parte de acabamento e móveis sob medida. Quando maior a especificação de cada item, menor a possibilidade de erros e dúvidas na construção e é extremamente necessário para o sucesso da obra.

11 – Plantas para orçamento

Pranchas técnicas em escalas ampliadas com detalhamentos, todas as medidas e quantitativos de cada item a ser orçado, dessa forma é possível inserir em uma planilha e obter o orçamento total da obra.

12 – Acompanhamento de obra

Também conhecida como gerenciamento de obra, nela o arquiteto acompanha cada etapa da obra tendo uma comunicação direta e mais efetiva com parceiro e fornecedores garantindo a qualidade para melhores resultados reduzindo atrasos.

Controla os custos e  cronograma definindo o momento certo para compra de cada produto e suas entregas.

Entrega relatório quinzenal ou mensal para o cliente do andamento da obra.

ENTRE EM CONTATO

SOLICITE UM ORÇAMENTO

TEL.: (11)959155823

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *